sexta-feira, setembro 19, 2003

Inauguração

Lisboa, 2004

Antes:
09:00h- 50 Bandas Filarmónicas de todo o país, actuam em diversos pontos estratégicos da cidade (Rua Augusta, Metro do Marquês do Pombal, Largo do Chiado, Estação do Rossio, etc.) devidamente identificadas por uma faixa: "Benfica Glorioso".
13:00h- O Presidente do Benfica presta sentida homenagem a atletas do clube desaparecidos, descerrando um mural evocativo com os seus nomes, rodeado por todos os atletas das camadas jovens de todas as modalidades do clube. Responde às perguntas dos jornalistas.
13:15h- O capitão do Benfica lê, em conferência de imprensa no hotel do estágio, os breves telegramas de altas individualidades do mundo do desporto: Pelé, Maradona, Presidente da FIFA e Presidente da UEFA e estabelece contacto via videofone com Rui Costa, em Milão.
17:00h- Vários mimos de rua estrangeiros (10), actuam nas imediações do estádio.
17:30h- Uma orquestra sinfónica colocada numa bancada mesmo em frente à entrada, toca a Symphony No. 1 in C minor, Op. 68 de Joahannes Brams, seguido da Symphonie No. 8 F-Dur, Op. 93 (duração aproximada: 60'). O som é ampliado para toda a área circundante e interior.
18:00h- Abertura das portas, com entrega de uma rosa a todas as senhoras.
18:30h- No som ampliado do estádio ouve-se música erudita de fundo.
19:00h- No som ampliado ouve-se o relato antigo de um golo do Benfica, efusivamente comemorado pelo relatador. A partir daí a música é seleccionada por um DJ, especialista em animação. Os ecrãs gigantes mostram um relógio com a contagem decrescente até ao início da festa (2 horas). Durante este período ninguém fala ao microfone.
20:00h- É transmitida a emissão do Jornal da estação de televisão que cobrirá o evento (durante a abertura dedicada à inauguração, aproximadamente 15').

A Festa:
21:00h- Black out. Depois quatro folow spots criam um círculo de luz no centro do relvado. Som e vídeo: nada. Eusébio sozinho e equipado a rigor, dá toques na bola durante meio minuto. Chuta muito forte, de modo a que a bola faça um balão no sentido de uma baliza. Black out. Folow spots criam novo círculo de luz junto a uma baliza, onde está uma criança. Depois recebe uma bola proveniente da penumbra. Sem deixar cair, pára no peito e remata para a baliza.
21:01h- O fogo preso na zona que limita as bancadas dispara. Acendem-se as luzes que iluminam fortemente só a área do relvado. Entram 150 crianças e brincam com bolas de futebol de vários feitios e tamanhos (bolas de praia, de meia, profissionais, de borracha, etc.). Num palco colocado junto a uma das balizas a Orquestra toca excerto de: "Also sprach Zarathustra" de Richard Strauss (o som é evidentemente ampliado). Nos ecrãs é projectado um clip com imagens aceleradas do estádio antigo, depois várias fazes da demolição, depois início da construção, depois várias fases da construção até à conclusão.
21:02h- As crianças lançam todas as bolas para o público e saem. Black out.
21:02h- (Entra um majestoso coro que se coloca junto à orquestra). Nova explosão de fogo preso. A orquestra e o coro interpretam excerto de: Carmina Burana de Carl Orff. Cadenciadamente começam a entrar 500 figurantes que desempenham uma coreografia, divididos inicialmente em grupos de 25, depois 50. A seguir 5 grupos de 100 representam alegorias dançadas aos vários desportos do Clube, utilizando para tal motivos criativos inspirados nas coreografias chinesas e etc. Nos ecrãs um vídeo apelativo relembra os momentos de glória do clube: erguer de taças, golos de futebol, cestos, golos de hóquei, etc.
21:05h- Fade out. Só a orquestra e o coro ficam semi iluminados e círculo de luz no centro, onde está Carlos Guilherme. Canta uma versão (mais lenta) de "Ser Benfiquista". Nos ecrãs, um clip começa com a legenda: "In Memorium". É uma edição cuidada de atletas, treinadores e dirigentes já falecidos com respectiva legenda dos nomes e datas de nascimento e falecimento. No final, um par de jovens atletas coloca uma coroa de flores junto a uma bandeira do Benfica erguida por trás de uma baliza.
21:08h- Voz off: "Sras. e Srs. o Presidente do Sport Lisboa e Benfica, Dr. (...)". O Presidente do Benfica diz umas curtas palavras de gratidão a todos (incluindo adeptos) que ajudaram a construir um século de Benfica. Nos ecrãs, imagens dos adeptos que assistem à cerimónia. No final chama o maior atleta do Benfica de todos os tempos Eusébio da Silva Ferreira e entrega-lhe a medalha de ouro do Benfica. Depois explica que o presente estádio não esquecerá os jogadores da história do clube e avança para a linha lateral onde acciona um dispositivo, acompanhado pela imagem difusora.
21:11h- Black out. Nos ecrãs, um clip (todos os próximos serão de 15") de Manuel Galrinho Bento, que entra iluminado por um folow spot. Uma camisola sua, em tamanho grande e com o número 1, é iluminada e erguida para o alto da cobertura do estádio. Seguem-se clips e entradas de: 2- Veloso, 3- Humberto Coelho, 4- Vicente, 5- Toni, 6- Coluna, 7- Néne, 8- Fernando Chalana, 9- Rui Águas (em representação de José Águas), 10- Eusébio, 11- José Augusto, 12- Costa Pereira, 13- Mozer, 14- Jaime Graça, 15- João Vieira Pinto (sem a presença, mas só para embaraçar a lagartagem), 16- Simões, 17- Vítor Paneira, 18- Diamantino, 19- Stromberg, 20- Michel P'reud Homme e 21- (Filho de) Vítor Batista.
21:20h- Black out. Depois excerto de "Fight for your Right (to party)", versão dos N.Y.C.C. Outros 500 figurantes entram e fazem nova coreografia. Luzes: tudo vermelho. 5 trazem bolas gigantes que representam o mundo e lançam-nas para o público. Nos ecrãs, um clip com imagens de golos do Benfica.
21:22h- Excerto de "We are the champion's" tocado pela orquestra e cantado por anónimo. Todos os figurantes estão imóveis, em estátua. 2 crianças entram com uma taça dos campeões europeus gigante (insuflável) cada uma e dirigem-se à outra extremidade. Lançam-nas para o público. 27 crianças entram com as taças (insufláveis, mais pequenas) correspondentes aos campeonatos e 23 com as de Portugal. Todos lançam as taças para o público.
21:3Oh- Black out. Um paralelepípedo (3mx10mx3m) avança iluminado para o centro do terreno. Nova explosão e luzes on. Abre-se e lá dentro está a equipa do Benfica que sai, saudando o público presente. Começam os exercícios de aquecimento. Entra a equipa do resto do mundo. Não há qualquer comunicação (voz ou música) durante este período, para que o público se possa manifestar. É retirado o palco da orquestra.
21:40h- Enquanto as equipas se retiram, as luzes são reduzidas e são projectadas mensagens de figuras relevantes, alternadas com anónimos castiços: Presidente da República, Presidente da Assembleia da República, Primeiro Ministro (é fundamental que se evite uma vaia descomunal), Manuel Alegre, Xanana Gusmão e Presidente da FPF.
21.44h- Entram os 1000 figurantes com uma coreografia muito mexida e apelativa para que o público dance. (Um remix das músicas mais populares do momento). Fogo, andores e etc. complementam o momento. Final com fogo de artifício.
21:49h- Black out. Folow spots iluminam a entrada um a um dos jogadores. Benfica: Moreira, Miguel, Hélder, Luisão e Ricardo Rocha; Petit e Tiago; Giovanni, Mantorras e Simão e Nuno Gomes. Resto do Mundo: Khan, Thuram, Nesta, Ferdinand e Roberto Carlos; Veron; Beckham, Overmars e Zidane e Ronaldo e Van Nistelrooy.
21:57h: Mariza canta o hino nacional Português (acompanhamento em play back).
22:00h- Jogo Benfica/Resto do Mundo.
22:47h- Ao intervalo: apresentação dos novos reforços do Benfica: Steve Mc Manaman e Juan Pablo Sorín.
23:00h- 2ª Parte.

No Final:
24:00h- Entrega de um diploma a cada um dos espectadores. Frase: "Diploma. Certifica-se que (espaço) esteve presente na inauguração do Estádio do Sport Lisboa e Benfica. Data e assinatura do Presidente do Clube. (Espaço delineado para colar o bilhete)". Junto entrega de calendário dos jogos, convidando os adeptos a estarem presentes nos jogos em casa.