sexta-feira, agosto 22, 2003

Feed Back (4)

"(...)escusas de aprobeitar as minhas ideias da reportagem dos cegos
(...)
eu xou da redaxão
(...)
o texto está muito bom
(...)
e gosto muito desta última parte
(...)
a única coisa que acho é que deves ser menos cacique
(...)
vou sp dizer isto, apesar de tu sp refutares(...)"
FLORISBELA (22-08-03, por msn)


"Li com muito interesse o teu último texto.
É difícil descrever este sentimento de raiva e de impotência que tenho dentro de mim.
E, apesar de tudo, há qualquer coisa que me "impede" de ser mais pro-activa e de contribuir realmente para a tragédia. Muitos de nós, limitamo-nos a comentar o que se passa à nossa volta mas no fundo chego à conclusão que nos tornámos pessoas egoístas e viradas para dentro - parece que só nos interessa o nosso e os nossos. Aqui em España passou algo muito similar com o desastre do Prestige.
Custa-me admitir mas sinto que pertenço a uma sociedade desprovida de sentimientos para com os outros e com o ambiente (e apesar de procurar contribuir no que está ao meu alcance, dou por mim a justificar-me com esse tal sentimento de impotência e com outras "desculpas" do dia-a-dia).
É irreversível o restabelecimento da fauna e da flora desses hectares queimados... e depois... tentamos salvar o LINCE Ibérico http://www.salvalince.com/ (em Portugal a população de linces rondava os 50 exemplares... há 6 meses atrás... e hoje???).
Apesar da "preguiça solidária" a que estamos sujeitos procuro não limitar as acções de apoio a: forwards de emails solidários ( talvez para tirar o "peso da consciência" - realmente há quem os leia e procure uma solução?); dos 3€ que deixamos na caixa do supermercado sempre que nos deparamos com aqueles cartõezinhos de ajuda alimentar, ou dos clicks nas páginas de solidariedade para ajuda aos países mais desfavorecidos... etc...e ainda há aqueles que "vão mais longe" e depositam nas contas bancarias determinada importância para as calamidades ambientais que sofrem Países como o México ou as Honduras, etc...
Mas e o nosso PORTUGAL? sempre muito solidários com os outros e nós? e as nossos crianças por adoptar? (ou é mais "exótico" adoptar um oriental ou um africano?) e os nossos idosos que estão sós em casas de repouso (os que estão)? e...e...?
e agora ... as nossas FLORESTAS? o verde? Há 2/3 anos a Serra de Sintra ardeu uma vez mais, dessa vez... uma grande parte da "reserva natural". Hoje... existem urbanizações e mais concretamente uma que está na estrada do Guincho quase a chegar à Malveira... urbanização estilo "alto standing", que além de horríveis e complemente desenquadradas no espaço... estão em cima de terreno queimado!! é uma vergonha e enquanto não existirem leis realmente severas nada mudará !! Aqui em Espanha passava-se algo similar há uns anos... na Galicia. Todos os verões se queimavam hectares e hectares de floresta... até que alguém decidiu "vestirse los pantalones por los piés" e proibir terminantemente a construção num prazo de 10 a 15 anos (como mínimo). Ouvi dizer que essa lei existe em Portugal - sinceramente desconheço e ignoro se é ou não verdade, mas se existe... não se aplica, portanto é o mesmo.
Aqui ficam umas palavras de alguém que procura "fugir" dessa "epidemia de preguiça solidária".
AR (20-08-03, por e-mail)


"Fiquei tão contente de ver o teu texto sobre os fogos! - é que a tua última reflexão tinha a ver com o perverso mundo do futebol, que num golpe de mestria ideológica do status quo português (tão superior a qualquer banho de consciências digno de um ditador da América do sul) acabou por se tornar no único fórum político de interesse nacional.
Acho que a mensagem do aproveitamento da solidariedade pelas televisões, como instrumento de autopromoção, é mais do que nunca relevante. Como é que os directores das televisões - esses senhores que têm o domínio da cultura comercial popular em Portugal - ainda têm cara de sair à rua quando tudo - o mundo rural e a inteligência humana - está a arder?
Beijinhos"
CM (20-08-03, por e-mail)