terça-feira, junho 26, 2007

Digam lá

Não se pode dizer que o governo não avisou para o problema de voltar a discutir o quarentão assunto da localização.

Não se devia dizer, mas diz-se com toda a displicência (inclusive a estimada Joana A. Dias, na TSF) e despropósito que foi o actual governo que escolheu. Seria um bom exercício de seriedade política perceber que o governo nunca, jamais, jamais, escolheu qualquer localização até à data. Agora terá que escolher. Mas, não. O actual governo não escolheu nenhuma localização.

Mas, é bom dizer que a direita, nesta matéria, dá o mote e a esquerda toca a rebote. A forma inspirada, diga-se, como Marques Mendes e Paulo Portas têm colocado a questão, garante-lhes o claro e inequívoco apoio de Jerónimo e Louçã. Alguém viu diferenças substanciais de argumentação? Mais: em alguma circunstância a esquerda lançou argumentos concretos antes da direita? Não. Sempre que a direita apareceu, o PCP e o Bloco, não se distanciaram, apoiaram. Claro, com o secundário argumento, parece que estou a ver a cara risonha do Louçã para a Judite, que Portugal só dá a volta totalmente com sério investimento público… Hipocrisia política é o tipo de cena que o Bloco adora. ADORA!

Diz o estimado Presidente da Associação Comercial do Porto que não lhe passa pela cabeça que existam preconceitos contra o facto do Presidente da Associação Comercial do Porto querer discutir a localização do Novo Aeroporto de Lisboa. Parece-me perfeitamente normal. Dei uma vista de olhos na missão da ACP e não encontrei nada sobre a óbvia missão da Associação. Parece um sketch do Gato Fedorento:

- O que é que o senhor faz?
- Eu? Sou presidente da Associação Comercial do Porto.
- Ah, sim? Tem graça, é muito parecido com um comentador de futebol… E então? O que faz a Associação Comercial do Porto?
- Basicamente defendemos os interesses das empresas de comércio do Porto. DO PORTO… DO FC… Perdão. DO PORTO, ‘tá a ver?
- Interessante. E desenvolvem actividades?
- Sim, sim. Olhe, neste momento queremos fazer um estudo sobre a localização do aeroporto de Lisboa, para defender os comerciantes do Porto.
- Ah…

Finalmente apareceu agora o brilhante Seara. Demais. Escreve um artigo, por tal não podemos confirmar se a rir, se a sério, onde tenta esgrimir os mais racionais argumentos do mundo, bastantes, assim tipo gajo racional, ponderado e argumentativo, sobre uma matéria onde se percebe que é mesmo entendido: sector aeroportuário. Um dia que o PPD volte ao poder, ali está, aliás, um bom nome para a tutela.
E acaba com a sugestão, também devidamente sustentada: Portela + 2.
Também não sei se a sério se a rir, o DN publica a charada e a TSF cobre a ideia.
Agora… Já vejo o futuro. António Capucho virá relembrar Tires e propor Portela + 3. E por aí fora.
Não podemos confirmar se a malta se encontra toda num animado jantar e se ri à fartasana:
- Ó malta! Sempre ao serviço de Portugal, hein?
- Podes crer! (gargalhada geral).
- Pá! Alguém sabe se os comunas vêm cá? Os gajos têm dado uma grande ajuda!
(Gargalhada geral).

O sempre giro PPD é um fartote. Colocaram um cartaz, no âmbito da campanha de Negrão (é bom esclarecer que Fernando negrão é o candidato do PPD a Lisboa), que diz: “OTA, Lisboa”. Ao lado dois quadrados, o de Lisboa com uma cruz.
Pergunta: se Negrão levar uma cabazada, poderemos depreender que os lisboetas preferem a OTA?
Pergunta: uma vez que todos os candidatos são contra a localização OTA, menos um, se esse ganhar, o povo de Lisboa está a dar-lhe razão?

Que delicia.