quinta-feira, dezembro 15, 2005

Encontros e desencontros de amigos

1. Ontem houve um debate entre dois grandes amigos. Soares e Alegre encontraram-se na TVI para discutir as suas candidaturas a Belém.
Em primeiro lugar, mais uma vez a questão estratégica de Soares, tão amplamente discutida na Opinião Pública, não só em relação aos debates, como em relação a toda a sua campanha. Ontem Soares não poderia arrasar Alegre. Trata-se de hostilizar o menos possível, não o candidato, mas o seu eleitorado. Nesse aspecto foi essa a tónica dominante, a que sobressai do debate.
Em segundo era essencial esclarecer e falar sobre aquilo que separa dois históricos amigos. Nenhum deles fugiu a essa matéria.
Em terceiro e como tinha de haver alguma divergência, o momento delicioso do debate foi quando Soares interpela directamente Alegre e este cai na armadilha, direitinho. Com aquele ar de quem está interessado na resposta, Soares, conseguiu demonstrar o verdadeiro Alegre. Já no debate com Cavaco, Alegre falou em pensamento estratégico e Cavaco em cooperação estratégica. Soares viu bem que falavam do mesmo: DE COISA NENHUMA.
Assim, no debate de ontem, pela primeira vez, dois candidatos e nesse preciso momento, verdadeiramente debateram. Soares assumiu a posição de mestre e Alegre baixou a cabeça e assumiu a de aprendiz.
A sondagem flash realizada pela Eurosondagem, dá um empate técnico (com vantagem decimal, muito abaixo da margem de erro) das duas prestações. Eu concordo que houve um empate. Mas na verdade essa sondagem revela que Soares ganhou amplamente o debate. Porque pergunto: como responderam os que apoiam Cavaco?

(Um aspecto deveria ser imediatamente corrigido pela candidatura de Soares. Alegre e Roseta andam a dizer que todas as sondagens o dão à frente de Soares. Passa-se o contrário. Tirando a da Marketeste (de início de Novembro) todas as posteriores, Eurosondagem e Aximagem, inverteram a tendência e dão vantagem a Soares. Isto porque, como avisam os nossos adversários, vai sair uma sondagem Bomba... E alguém acha que, embora possam falhar por poucos pontos, alguma empresa martela os números? Se sim, significa que estavam martelados até agora?).

2. Ontem Jorge Sampaio lançou as suas ridículas memórias. Manifestou apoio subliminar a Alegre, disse que o Prof. Marcelo era um comentador independente (Santa Vaidade, ao que obrigas. É como ter escolhido Lobo Antunes para mandatário: quem vier atrás que se lixe), recebeu alguns dos tranvestidos apoiantes de Soares (como Martins e Cia.) e muitos membros do governo.
As câmaras mostravam a plateia. O Prof. Marcelo, com alusões a Craveiro Lopes, elogiava Sampaio, que embevecido e comovido (acredito que genuinamente) esboçava uma lágrima. De novo na plateia amigos de circunstância e outros que o são verdadeiramente, poucos.
Não pude deixar de pensar na ausência de Ferro Rodrigues. Na verdade, Sampaio para se fazer isento, prejudicou e traiu um amigo de sempre. Se tivesse sido verdadeiramente um árbitro nunca teria tramado Ferro. Na tal teoria do quadrado, Sampaio levará para o seu caixão político, a ausência de muitos. Ferro Rodrigues à cabeça.
Para mim: fui seu Mandatário Distrital da Juventude de Lisboa, nas eleições de 2001 mas achei o seu mandato abaixo do admissível. FOI UM MAU PRESIDENTE DA REPÚBLICA.

2 Comments:

At 10:28 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Não concordo contigo. Antes pelo contrário.Acho que o Sampaio foi um bom presidente da República. Até porque as funções do Presidente no nosso sistema político são discretas, com excepção nos momentos de crise em que tem que intrevir, e aí penso que esteve à altura.
Quem deitou abaixo o Ferro Rodrigues não foi o Sampaio, foi a inventona da Casa Pia.
Na governação do País não podem estar pessoas com mácula.Não se pode dizer que houve traição, os interesses dum País sobrepõem-se às amizades particulares. O País necessitava que a situação se esclarecesse. Agora depois de esclarecido tem que se apurar responsabilidades e punir os autores da cabala.O Ferro Rodrigues hoje está reabilitado, ainda é novo e ainda, se quiser, tem um futuro político.

 
At 6:17 da tarde, Blogger HB said...

Foi um Presidente à Manuel Alegre: vaidade e presunção cada um toma a que quer.

 

Enviar um comentário

<< Home