segunda-feira, dezembro 05, 2005

Senso Comum

1- SHUT UP LOOSER!

O Senhor Bagão Félix, convém que saiba: só fez bodega como governante e o povo não lhe guarda o mínimo reconhecimento e respeito político. Para os portugueses, Bagão Félix não vale um chavo. Aparece hoje no DN indignado por ter sido retirada a propaganda religiosa que se verifica nalgumas escolas portuguesas. Meus amigos: a religião é um acto, antes de social, íntimo. E fora do contexto, as suas alegorias, símbolos e retóricas não passam de pura publicidade fascizóide e perturbadora dos direitos laicos consagrados no nosso estado.


2- O ALDRABÃO.

Mais depressa se apanha o mentiroso do Prof. Marcelo que um fanhoso (não é uma piada ao Cavaco, é para evocar essa grande figura que avisa Cristo que o coxo caiu). Todas as semanas recebe dinheiro lavado do erário público, do bolso de todos nós, com aquele sorriso cínico, traquejando senso comum, mentindo com todos os dentes, com ar de inteligente, bafejando estupidez transvestida de intelectualidade. Ontem até dizia que os amigos lhe chamam intelectual. Oh! Santo Energúmeno, para manter a toada. O que mais me repugna são aquelas pessoas que ainda, notem o ainda, quando quase toda a gente desistiu, dizem: "Ah! Gosto muito de o ouvir. Explica muito bem as coisas".
Não iria tão longe na minha raiva que o considerasse o Herman José do comentário, ou um grande merdas. Mas, ajude-me o caro leitor e explique-me como considerar o seguinte caso: andou todo inchado a falar das audiências que os candidatos tiveram nas entrevistas da TVI (tudo explicado no post anterior). Ontem nem uma palavra, sobre esse dado tão circunstancial como despiciendo, que no entanto, nos tinha sido apresentado como indicador da capacidade de mobilização dos candidatos. É que Soares teve 10%, Alegre e Louçã 8,5% e Cavaco... De Cavaco não se faz pública ideia. Foi dia de Porto/Sporting, isso sabe-se!

3- A TÁCTICA.

Para poupar tempo aos estimados e queridos leitores aqui está, numa frase, a táctica que os comentadores do reviralho vão usar para caracterizar os debates das presidenciais. Alegre vai estar muito bem, Jerónimo manterá as expectativas, Louçã será bom orador. Cavaco não estará, inicialmente, no seu melhor. Soares estará nas suas sete quintas. Quando chegar o debate de dia 20 Cavaco/Soares, Cavaco mostrará a tendência de melhoria nas suas prestações e vencerá Soares aos pontos. Até porque a estratégia de Soares para o debate não será certa.
(Eu ouvi, com estes dois que a terra há-de comer, o defunto paineleirista Luís Delgado dizer que Santana tinha ganho o debate a Sócrates. Aliás o "Público" e o antigo "DN" deram manchete a essa ideia. Eheheheheheheheh...)

4- A ESTRATÉGIA.
A estratégia de Mário Soares tem sido amplamente comentada. Na opinião pública e na publicada. É bom. Por um lado discute-se política, pois que a estratégia de Cavaco o não permite. Por outro, Mário Sares precisa mesmo de ajuda na concepção sua táctica política. É do que ele mais precisa.
Este fenómeno faz com que existam alguns abusos editoriais. Rapaziada há que só mostra esse pormenor da sua candidatura: a crítica a Cavaco. Mas isso não é sequer o fundamental, é um aspecto que faz parte das eleições democráticas.
Quem tem estado atento às entrevistas e intervenções de Mário Soares não tem dúvidas de uma coisa: é o único que está a fazer campanha a sério, a debater os assuntos que interessam aos portugueses e na perspectiva de um Presidente da República. Tudo o resto é um marasmo.
Para aqueles que se entristeceram com a recepção que Cavaco teve em Braga, ouvi dizer que ontem em Montalegre foi histórico:

Isto começa a mudar.

1 Comments:

At 8:44 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Marcelo também conhecido pelo pregador de Domingo, conforme já alguém lhe chamou

 

Enviar um comentário

<< Home