quinta-feira, junho 17, 2004

Euro Notas

Só um milagre...
...Fará com que a Grécia não seja a primeira equipa apurada para os quartos de final. Para tal teria de perder por mais que a diferença mínima e a Espanha perder precisamente pela diferença mínima.

Nojo
Os acontecimentos que levaram à perca da titularidade de Rui Costa metem-me nojo e não fora eu um patriota imaculado, mandava já a selecção às couves! (Depois de Baía e João Pinto só nos faltava esta!)
Os brilhantes comentadores televisivos começaram o cacique. É óbvio que martelados pelas negociações entre o brasileiro e o Chelsea. São estes opinion makers que malharam o jogo todo (contra a Inglaterra) em Zidane e hoje em Owen (contra a Suiça), não obstante a assistência para o 1º golo de Rooney. Só para citar os exemplos mais evidentes. Estranho que Larson ainda esteja incólume...
Depois a tripeirada ajuda. Em plena Luz assobiaram (timidamente) o Príncipe e gritaram pelo maior ilusionista da história do futebol português. Mais nojo me mete que a maioria silenciosa tenha ficado calada.
Toda a gente sabe que isto das titularidades pouco tem a ver com mérito ou desmérito. Veja-se como Nuno Gomes, depois de ter sido o mais influente jogador nos resultados de 2000, nunca mais foi titular em detrimento de Pauleta, que já ninguém consegue defender, embora igualmente ninguém discuta!

Elogio
Efectivamente ninguém preveria a época horrível que o Príncipe está a sofrer. Depois de ter sido campeão europeu como titular indiscutível e após uma entrada em grande forma, já esta época, Carlo Ancelloti resolveu tirar a titularidade a Rui Costa, oferecendo-lha no Calcio. Como resultado o Milan perdeu a liga dos campeões e foi campeão de Itália. Acresce a esta conquista a vitória na Super Taça europeia, com um golo "criado" pelo Maestro.
Só um verdadeiro campeão entra daquela forma, faz aquela exibição e aguenta os (tímidos) assobios dos Super Dragões. Faz uma jogada brilhante (aguentando uma vez mais a pressão, para fazer o passe a Ronaldo, no momento certo) e faz em 20 minutos o que o seu rival tentou em 90.
Só um verdadeiro campeão aguenta a repetição de 2002 (ou já se esqueceram quem foi o crucificado por Oliveirinha? E os resultados obtidos?).
Só um verdadeiro campeão afirma que se não jogasse pela equipa do seu país jamais defenderia outras cores...
Só um verdadeiro campeão não chega a Alcochete e faz as malas partindo para um merecido descanso de 13 anos com a camisola das quinas.


Não obstante
É, para mim, óbvio que a base da selecção nacional deve ser a equipa do FC Porto, campeã europeia em título. Nesse sentido (acrescido ao "castigo" a Paulo Ferreira) considero que só é lamentável que Scolari não tenha efectivamente feito a preparação com base naquilo que é hoje a "espinha dorsal".

Madaíl
Disse que a não vinda da Espanha seria uma verdadeira "desgraça", quando esta equipa disputava o play off com a Noruega. Imediatamente escrevi que isto demonstrava a falta de desportivismo do mais alto responsável do futebol português. Acrescentei que só esperava que, afinal, não viesse a ser a Espanha o nosso carrasco...

Pode repetir?
Diamantino acaba de dizer na Sport Tv que uma das "prováveis mexidas" de Scolari para o jogo com a Espanha é a inclusão de Paulo Ferreira em detrimento de Miguel. Começa o cacique. Calma malta, Paulo Ferreira já assinou.

O Craque
Todos sabem que o meu jogador português preferido é João Pinto, seguido por Rui Costa.
Mas sempre reconheci que, dalguns anos a esta parte, Luís Figo é o maior craque deste país. E bem o merece!
Nos dois jogos já disputados foi o melhor em campo e o sofrimento silencioso que está a sentir, fazem dele um homem de grande carácter.
Obrigado Figo! Apesar da contestação crescente da massa associativa (sim também Figo, não foge ao espírito merdoso daqueles que, à portuguesa, cospem no prato que lhes dá de comer), continua a ser o nosso craque dentro e fora do campo.

Dissertação
Para o próximo jogo, Scolari, poderá apostar nas entradas de Couto e Rui Costa, em detrimento de Simão e Maniche. Morientes e Raul assim o justificam.