segunda-feira, junho 08, 2009

Estamos Prontos

O que seria se, nas listas do PS, estivesse, em segundo lugar, uma rapariga sem qualquer experiência política, nunca aparecida, de quem não se conhece as suas ideias, o seu trajecto profissional, a sua capacidade de trabalho?

O que seria se o PS apresentasse uma cara para cartaz, em vez de uma pessoa para representar o país, remunerada justamente para tal, no mais importante parlamento de todos nós?

Foi isso que fez o Bloco. Desconheço profundamente os motivos pessoais de Miguel Portas para tal escolha: Marisa Matias tinha de ser profissionalmente questionada. Não, não era a Ana Drago, não era o Fernando Rosas, a Helena Pinto, a Alda Macedo, a Mariana Aiveca, o João Semedo… Alguém! Alguém daqueles que vimos diariamente tratar ministros e outros deputados como se fossem cães ao serviço dos interesses dos grupelhos em que se divide o Bloco. Já nem falo em Joana Amaral Dias, riscada da história e apagada dos vídeos de propaganda.
O Bloco usou a táctica que Berlusconi queria ter usado: miúdas giras é que o povo quer. Consistência, trajecto e capacidade política? Secundário. Vamos lá ver se Portas não se zanga com esta…

O que fizemos, nós eleitores? Prendámos o Bloco com esta verdadeira cuspidela na seriedade política. Votámos no populismo em estado puro. Aliás, como veremos nos próximos meses: a partir de agora não chega aparecerem nas manifestações, urrarem slogans e cristianizarem os acólitos. A partir de agora têm a responsabilidade de dizer como se faz. De mostrarem as vossas políticas alternativas. Não que a TVI e mesmo os eleitores mais distraídos queiram. Não, eles dão-se bem com as parangonas que regurgitam diariamente. Mas isto agora é a sério. Chega de mentiras e de gajas giras nos cartazes. Queremos saber verdadeiramente o que querem fazer no país. E vamos saber!

2 Comments:

At 8:24 da tarde, Anonymous Gio said...

Car@s internautas, peço desculpas por meus português um pouco pobre, mas vou intentar expressar-me na vossa língua. Naio estou de acordo.
Sou ITALIANO e a candidaturaq da Marisa Matias nao tem nada a ver com as tacticas de Berlusconi...

Sou um colega de trabalho da Marisa Matias, e posso vos dizer que ela e' uma das pessoas mais serias e preparadas que eu conheça. Não e' nada uma "mascara muda" ou uma "comprimaria" do Teatro, e mereceu de ser a segunda cabeça de lista do partido em que foi eleita porquê esta cheia de boas ideias (também, o BLOCO foi o único que apresentou nos cartazes os primeiros 3 candidatos, nos outros partitos nenhum dos votantes conhecia nem a cara dos candidatos)...
Lembro que quando correu como Candidata a Presidente de Câmara em Coimbra levou sozinha e com coragem o peso da candidatura. Muitas vezes ela trabalha até a noite tarde no escritório, e' das primeiras aguas mais estimadas no âmbito de pesquisa onde trabalha, e é tão infatigável que nas viagens de trabalho nunca apanha tempo livre para visitas, mas se empenha ao 100% e com honestidade naquilo que a pesquisa foi financiar. Conheço muitas pessoas que estimam o trabalho dela nos EUA, na França e no Brasil, e não apenas em Portugal. Acho que sabe disso porque - no final - admite que também o artigo no blog dela é interessante...

Seria suficiente ir ao site do CES:
http://www.ces.uc.pt/investigadores/cv/marisa_matias.php

para ver o curriculum dela, e tem vários relatórios de pesquisa disponíveis feitos por ela na biblioteca.
Bom, espero ter dado alguns elementos novos, e um testemunho pessoal para as pessoas falarem com mais conhecimento, antes de cuspir sentencias pouco respeitosas sobre pessoas que não conhecem ou que nem se deram o trabalho de pesquisar bem.
Em Portugal os partidos é que fazem a lista dos candidatos, e escolhem a ordem. Noutros países (como a Itália) tem uma longa lista e os cidadãos escolhem que votar, a quem dar a “preferência” (assim chama-se o voto no nome do/da candidato/a). Estou seguro que se estivesse em vigor esse método também aqui, a Marisa Matias teria todo os números para ser eleita e apreciada para o valor dela como cientista e como pessoa generosa e honesta.

Acrescentaria que uma vaga para o Parlamento Europeu e' muito melhor e interessante (para uma pesquisadora) que nos parlamentos nacionais, sendo Estrasburgo um espaço de maior inovação e reflexão onde fazem-se muitas pesquisas e relatórios interessantes, "usados" depois em âmbitos políticos mais preguiçosos, onde não se produz novo conhecimento mas apenas se usa o dos outros... Portanto acho que a Marisa vai fazer um óptimo trabalho aí. E os/as portugueses (independentemente das ideias politicas) poderão estar orgulhosos/as...
Apenas aconselho de diferir no tempo a expressão de uma opinião sobre ela, depois de ter visto como trabalha. Estou seguro que estariam satisfeitos…

Amigavelmente. Giovanni

 
At 8:01 da tarde, Blogger Diogo said...

Não era mais interessante saber o que Sócrates tem andado a fazer? Que acaba de oferecer 2.500 milhões de euros ao BPN?

Por outro lado:

Hitler ensaiou infrutiferamente obter financiamentos na blogosfera

Refugiado num bunker em Berlim, dias antes da data do seu suicídio, a 30 de Abril de 1945, Hitler é confrontado pelos seus generais com o fracasso total do seu blog, donde esperava receitas suplementares que lhe permitissem prolongar a guerra.

No auge do desespero, Hitler dispara em todas as direcções e nem sequer poupa os outros bloggers, revelando-se especialmente virulento com o Blasfémias, o Arrastão, o Causa Nossa, etc.

Vídeo legendado em português

 

Enviar um comentário

<< Home