sexta-feira, fevereiro 11, 2005

Retratos de campanha: Setúbal

Grande mobilização em Setúbal, com os parabéns devidos às estruturas locais (secções, concelhia e federação), embora não dever ser esquecido o factor António Vitorino.
O Pavilhão do Naval estava à cunha, empolgado e apoiante como convém.
Nunca vou perceber esta lógica de substituir comícios por jantares: limita a participação, como ontem foi visível. Mais espaço houvesse, maior tinha sido o evento. Dois aspectos de pormenor: os candidatos principais, as estrelas do partido (António Costa, Jorge Coelho, António Vitorino), não devem estar na mesa do Secretário Geral, mas espalhados de modo a permitir melhor contacto com as bases (boa ideia do MB). A colocação da juventude, ontem, foi mal pensada: distante do palco, o mais atrás possível. É uma pena que Setúbal tenha conseguido tanta mobilização de juventude e não a capitalize convenientemente.
Estes pormenores são da responsabilidade da estrutura central, em primeiro lugar e das locais. Porque do ponto de vista da organização pura (caravana, meios técnicos, etc.) nada a dizer. O PS apresenta-se com os meios mínimos indispensáveis, sem a vergonhosa ostentação (carros XPTO, merchadising do mais caro, etc.) do PPD.
Excelentes discursos de António Vitorino e José Sócrates, numa perspectiva construtiva, mobilizadora e a procurar estabelecer um brilhante padrão entre a busca pela confiança no seu eleitorado, o eleitorado que aspira e o país.

Mudando de assunto. A chamada blogosfera das grandes audiências foi, no último mês, abanada com um fait-divers, que não obstante levanta uma questão séria com eu próprio me confrontei recentemente.
Ricardo Araújo Pereira (do Gato Fedorento) decidiu aparecer num jantar comício do Bloco de Esquerda, assumindo assim um apoio claro e visível a Francisco Louçã e sua rapaziada. Ora sucede que Paulo Pinto Mascarenhas, ex. jornalista e assessor do Ministro da Defesa, Paulo Portas, decidiu desancar no humorista, através do seu blog O Acidental. Alegou inicialmente que o "humorista não deveria ter aspirações políticas". A partir daí começaram (cada um nos seus blogs)a responder um ao outro, inspirados na técnica usada na acção política pelos partidos periféricos, no sentido de chamarem a atenção e tentarem quebrar o sistema bi-partidário.
Como é óbvio, acho que Ricardo Araújo Pereira pode apoiar quem entenda, como acima de tudo DEVE. Essa é uma obrigação do cidadão comum, extensível a quem tem notoriedade social, como é o meritório caso (sim, também eu acho muita graça ao Gato Fedorento, até por cheirar à distância a sua inspiração).
Nesta altura conturbada e decisiva da Democracia, não raras vezes tenho perguntado subtilmente, a colegas (conhecidos e amigos) acerca do tipo de envolvimento que pensam ter nesta campanha. Com naturais excepções, muitos me têm confidenciado as suas tendências de voto, mas a maior parte opta por não participar activamente ao lado dos que apoiam. É também um direito. Mas quase sempre os argumentos são os piores: os cidadãos que exercem profissões com notoriedade pública recusam maioritariamente dar a cara, para salvaguardarem uma equidistância estratégica que evite conotações que os prejudiquem futuramente na sua área de actividade. Isso é um pouco cinzento, para não dizer salazarista. Alguém acha que Sean Penn ou Clint Eastwood perdem mercado, ou oportunidades por terem tomado posições políticas claras e inequívocas? Dir-me-ão "isso é na América", pois eu acho que são os bons exemplos que temos de importar. Por isso solicito à malta do meio (actores, apresentadores, cantores e outros artistas) que dêem a cara, porque estas são eleições especialmente decisivas. Tal como as de Janeiro próximo e por isso a onda tem de começar já. Depois, ninguém se queixe.

Uma última palavra. Inside information garante-nos que hoje é um dia decisivo para o PS, por vários motivos. Calha com a presença de José Sócrates em Braga, distrito encabeçado por António José Seguro, pelo qual nutro grande simpatia e admiração.
Aqui podem ver o programa de campanha. O distrito de Braga é estratégico para as aspirações de uma maioria absoluta, por isso todo o apoio ao António José Seguro é bem-vindo. Força Braga, força PS!

Volto segunda feira com relatos sobre Coimbra (vai ser linda a resposta à reacção) no sábado e Porto, domingo.