segunda-feira, junho 02, 2008

A um passo de mudar a América

Só falta mesmo a contagem das primárias de amanhã em Montana e Dakota do Sul para Barack Obama ser consagrado o candidato democrata às eleições presidenciais.

Clinton poderá amanhã emendar a mão dos últimos meses e sair airosamente da corrida que perdeu: no voto popular, nos estados, em delegados e super delegados. Em todas as frentes o Senador do Illinois venceu a sua oponente. Amanhã vencerá os estados que faltam e superará os 2118 delegados (novo “ticket” depois de admitidos os delegados da Florida, onde não fez campanha e do Michigan, onde nem estava no boletim de voto. Estados castigados e retirados da Convenção pela Democratic National Convention antes das próprias eleições, por anteciparem o voto).

Clinton poderá também insistir em chegar à Convenção de Detroit e procurar um golpe de secretaria, uma vez que, mesmo estando em minoria de delegados, a diferença pode dar para criar o caos político.

Obama enfrenta agora outro momento político. Partiu como “underdog” contra a senadora de Nova Iorque e inverteu a campanha com o seu “momentum”.
Clinton conseguiu denegrir o adversário, através de uma campanha negativa. Como resultado, Obama, que liderava todas as sondagens contra todos os candidatos democratas e republicanos, está agora em desvantagem muito ligeira em relação a McCann.
É uma vantagem partir como “underdog”. Que o diga MacCann. Muitos dos votos de Clinton serão, com o passar do tempo, canalizados para Obama. Não tenho grandes dúvidas que a corrida final para a Casa Branca, com mais peripécia, menos palhaçada, será um passeio tranquilo para Barack Obama. Só falta mesmo uma coisa: que Clinton saia da cena mediática para que os democratas possam partir para o verdadeiro combate.