segunda-feira, junho 02, 2008

Notas de Comunicação

O Sporting mostrou verdadeira raça do leão.

Durante anos tem feito uma verdadeira campanha pública, dirigida pelos seus altos responsáveis, presidentes e treinadores, que visa descredibilizar a acção de responsabilização dos agentes desportivos que não são sérios. A base dessa estratégia passa por colocar todos os agentes externos no mesmo saco: todos os árbitros são corruptos, todos os dirigentes dos clubes estão envolvidos, todos os responsáveis federativos e da liga pertencem a um “umbrella” de comunicação denominado “Sistema”.
O lançamento propositado da suspeição e confusão geral visa dificultar e emaranhar o esclarecimento cabal da verdade desportiva.

Paralelamente o Sporting é o maior suporte do “Sistema”. Assim foi com as ligações de Sousa Cintra com o poder do norte, na célebre viagem com Durão Barrosos e outras, assim foi com a amizade íntima de Dias da Cunha com Pinto da Costa e assim é, a partir de ontem, com o anúncio da contratação de Hélder Postiga.

A contratação do avançado português, que até considero razoável jogador, é estranha no quadro de um plantel que de certeza não precisa de um ponta-de-lança. Liedson, Djaló e os contratados do ano passado, Tiuí, Purovic e Derlei, perfazem uma linha da frente de 5 homens. Estariam os dirigentes, ainda assim, descontentes, assumindo portanto um conjunto de barretes que enfiaram (quiseram enfiar)? Teoricamente possível, mas não é verdade.
A contratação de Postiga representa, de acordo com os jornais da especialidade, um encaixe financeiro para o FC Porto de 2,5 Milhões de Euros, mantendo o clube do norte 50% do passe do jogador e recebe um jovem júnior do Sporting, que os conhecedores das tácticas de Pinto da Costa sabem, terá mais possibilidades de afirmação que o próprio Postiga. Todo o clube “Andrade” trabalhará nessa pequena humilhação. Um verdadeiro negócio da China: o Porto vende metade do passe de um dispensado, recebe um júnior e encaixa 2,5 milhões do clube anti-sistema que possui 5 avançados na equipa.

O Sporting é o Patinha Antão do futebol. Ele candidatou-se exclusivamente para combater Ferreira Leite. O Sporting, no meio futebolístico português, existe para lançar a confusão que iliba os corruptos.
O mais estranho não é isso: é incompreensível que o Sporting não receba por esse papel a que se presta. Não! O Sporting paga! O Sporting, inventor da marca “Sistema” paga ao “Sistema” dois carapaus e meio dos grandes. E não bufa!