segunda-feira, outubro 17, 2005

À espera

Estou ansioso por ver as reacções do PSD ao Orçamento de Estado (OE), hoje apresentado.

Estrategicamente, Marques Mendes, precisa mais que nunca de dramatizar, de criar uma situação de grande confrontação com vista a preparar terreno para a tranquila e confiante apresentação de Cavaco Silva, na próxima quinta-feira.

Se bem conheço aquela rapaziada, cabe ao partido contextualizar o acto de Cavaco, para que este apareça como o optimista (inspirado na estratégia de Soares), salvador e merecedor da eleição. São um pouco estes os sinais que a opinião pública vai querendo dar e receber da figura do ex. primeiro ministro.

É claro que as aparentes e especuladas datas de apresentação do documento do actual governo não foram tão ingénuas como possa parecer. Se por um lado Cavaco queria esperar pelo OE para enquadrar a sua candidatura, por outro, Sócrates também pode ter escolhido esta data para enfrentar o problema de frente. Ou seja em vez de adiar a situação, apresentou o OE como modelo de estabilidade e ao mesmo tempo de arma de arremesso. Como que a mostrar que há mais Finanças para além do professor.

A RTP dá o mote. Ontem foi Mendes no "Diga lá Excelência", hoje debate "Prós e Contras" e amanhã entrevista a Ricardo Salgado. Tudo bem arranjadinho, tudo bem controlado. Querem voltar ao cavaquismo e ao povo cabe dar o veredicto. Veremos qual será.