domingo, abril 17, 2005

A Nuvem Avariada


Recomendo vivamente este espectáculo. É dirigido a crianças mas os adultos não ficam defraudados.

Está em cena no Teatro Esfera, em Massamá, sábados às 16h e Domingos às 11h. Durante a semana marcações para escolas. No site da companhia estão todos os detalhes sobre a peça e formas de chegar lá (croqui, telefone, etc.).

É uma simples e brilhante produção focalizada no trabalho do actor na vertente do clown. Uma construção a partir do improviso coordenada por Paula Sousa e João Ricardo, que assina a encenação.
Transmite bem a poesia do palhaço no seu estado puro, num cenário bonito e com uma banda sonora adequada que, em muitos momentos, transforma uma peça de teatro numa coreografia cómica. Situações muito engraçadas para animar e divertir pequenos e grandes espectadores.

À boa visão do encenador acresce a generosidade afectiva dos actores. O resultado não podia ser melhor: excelente adesão de público.

Um reparo. A organização do teatro deveria impedir a criançada de espreitar os segredos do palco, no final da representação. É natural que a malta queira desvendar os mistérios bem conseguidos do espectáculo. Mas isso precisamente deve a todo o custo ser evitado. A magia tem de ser secreta até ao fim! (Das duas vezes que fui ver não se conseguiu evitar a invasão da área de representação).

Fico à espera de novas aventuras do Teatro Esfera, que é uma lufada de ar fresco nas companhias do costume.


Célia MS Ramos, Emanuel Arada e Nuno Bernardo recriam uma família hilariante.