segunda-feira, setembro 03, 2007

Tudo na mesma

Assimilei estas férias, talvez em muitos anos da minha vida, que elas são mesmo necessárias.

Regressado reparo em quatro assustadores exemplos do nosso país.

1º: Na rua, oiço a opinião de um senhor bem vestido que transmite com confiança o seu ponto de vista: “Esses radares são uma estupidez. Um gajo passa três horas por dia no IC19 e chega a Lisboa, quando finalmente pode andar, pimba. Tem os radares”.

2º: Acredite-se ou não, os sindicalistas, dão uma flash interview à porta da CML, na primeira reunião do executivo eleito. Repito: os sindicalistas foram protestar as condições precárias em que se encontram milhares de pessoas, contratadas como assessores e afins pelo anterior executivo.
Nunca me tinha passado pela cabeça que fosse possível bater tão fundo. Nunca lhes tinha passado pela cabeça protestar quando as pessoas estavam a ser colocadas de forma suspeita. E aos portugueses? O que lhes passa na cabeça?

3º: O radicalismo do BE veio duplamente ao de cima. Primeiro, a ruptura/FER, pertencente à 4ª Internacional, o grupo de militantes radicais do Bloco, denunciou o acordo para a governação da CML, considerando-o blasfémico para os interesses fundamentalistas da facção e do partido.
Por outro lado, a acção contra o agricultor e, especialmente, as palavras encorajadoras de Miguel Portas, conseguiram anular completamente a importante discussão sobre a agricultura transgénica. Onde pára o Bloco moderado?

4º: Clara de Sousa faz uma triste e lamentável figura como júri do degradante e miserável primeiro episódio do freak show: Família Superstar. Ela, que ainda há pouco entrevistava quinzenalmente Paulo Portas, que faz jornais televisivos e debates políticos, aparece como crítica tenaz a amadores que tentam a sorte, engodados por chamariz de fama fácil e garantida.
É um vergonhoso favor ao ex-marido (só o sei pelas parangonas nos escaparates) e revela bem o estado a que chegou a credibilidade de algum jornalismo.

Por mais que viaje dentro de mim, regresso sempre a quem somos.