segunda-feira, março 19, 2007

Um bom comentador

Pedro Santana Lopes deu uma boa entrevista, ontem no "dia d" da SIC Notícias.
Estava bem preparado, conhecia alguns números e provou duas coisas:
As suas capacidades oradoras são indiscutíveis, podendo dizer-se que foi o pior primeiro-ministro da democracia, mas um bom comentador de política. Fala melhor de improviso que a ler um texto preparado.
Tem uma pequena dose de loucura: parece aquelas pessoas que não percebem o que se passou. Vive como se não tivesse existido um terramoto na sua vida.

A substância, foi efectivamente fraca. Continua na mesma. Diz que não critica e passa o tempo a malhar em Sampaio, Mendes, Cavaco e Marcelo. Politicamente está completamente perdido: vai fazer um novo partido? É possível. É candidato à liderança do PSD? É possível.


PS- O Conselho Nacional do CDS foi brilhante. Não deve ter sido tão bom como as declarações do seu rescaldo. O que não se percebe é porque é que os jornalistas não podem estar presentes na reunião e depois os seus dirigentes vêm cá para fora contar a sua versão dos factos.
Neste instante, Judite de Sousa comenta a problemática na RTPN. É um bom favor ao seu coração. Mas é inacreditável aos olhos do necessário distanciamento jornalístico. Mas é verdade. Judite começou por dizer: "em política, o que hoje é verdade, amanhã pode não ser". E no jornalismo?