quinta-feira, novembro 09, 2006

Toma lá pinhões

As eleições parcelares americanas representaram uma clara vitória dos democratas. Consideradas um verdadeiro referendo à Guerra no Iraque tornaram-se num pesadelo para a Casa Branca.
Falta ainda que os Republicanos reconheçam a derrota na Virginia, para que os Dems assumam também o controlo do Senado.
Rumsfeld, amigo de Portas, demitiu-se, mas o timing é uma charada...
Este escrutínio foi marcado pela preocupação dos eleitores com a corrupção e por diversos escândalos do foro pessoal, amplamente expostos pelos anúncios dos adversários.
É bom que os cruzados contra os direitos dos homossexuais saibam duas histórias verdadeiramente importantes neste contexto. O congressista Mark Foley viu a sua carreira arruinada por ter assediado por e-mail um rapaz adolescente, estagiário no Congresso, cinco semanas antes do plebiscito.
O líder da Igreja evangélica americana, Ted Haggard, foi também confrontado, na semana passada, com as acusações de um prostituto que revelou que o pastor manteve relações sexuais com ele, pagando-lhe inclusivamente com drogas. Haggard era conselheiro pessoal de George Bush, com quem reunia semanalmente. O mais engraçado foi que começou por negar as alegações dizendo que teriam sido só massagens... Já o acusador, Mike Jones, garantiu que o timing da sua denúncia não foi por acaso, mas inserida no contexto das eleições e como arma de defesa dos direitos da comunidade gay por via da exposição desta sublime hipocrisia.
Escusado dizer que ambos, Foley e Haggard, eram verdadeiros pregadores contra os homossexuais, seus direitos, liberdades e garantias.

Noutro prisma, deixo-vos com a gafe de George Allen. Este rapaz, ex. Senador da Virginia, era, a par de Rudolph Giuliani, a grande esperança republicana para as presidenciais de 08. Com esta tirada racista este senhor vai para casa e espera-se que por muitos e longos anos.
Nightline on George Allen



Estas eleições revelaram igualmente que para as vencer os democratas tiveram de fazer um inversão centrista do discurso, com especial enfoque para Howard Dean e Nancy Pelosi, o que é ideologicamente preocupante. Assim, todos os Republicanos (importantes) moderados perderam.