quarta-feira, julho 06, 2005

London 2012



E deu Londres. Apenas há um mês atrás ninguém dava nada por eles. Paris ia à frente e tinha como concorrente directo Madrid. Pegaram-se.

Para termos uma ideia como funcionou a votação, aqui fica a evolução.

E simplificando, podemos tirar algumas conclusões sobre como funciona a diplomacia internacional.
Em primeiro lugar, das cinco candidaturas, quatro pertencem a países do G8. Não deixa de ser irónico que as estações de televisão internacionais dividissem as suas atenções entre as perspectivas de resultado das candidaturas milionárias e a fome em África.
Este é outro aspecto (como sabem defendo a realização dos Jogos, com a inclusão dos destinados aos atletas paralímpicos) que o Comité Olímpico tem de rever. Só pode haver dois candidatos, porque o dinheiro que as nações perdedoras gastam é muito e vai literalmente para o lixo. Seria bem empregue no desenvolvimento desportivo dos seus e de outros jovens.

Em relação à evolução dos resultados convém esclarecer o método de voto em Singapura. Houve quatro votações, nas quais em cada uma era eliminada uma cidade das cinco (Moscow, New York, Madrid, Paris e London).

Moscow foi a primeira eliminada e passou a apoiar Madrid, que venceu a segunda votação, que eliminou New York. Os americanos apoiaram London, eliminando os espanhóis. Estes, que andavam pegados com o concorrente directo, Paris, apoiam os ingleses que vencem. Vai ser uma bela cimeira, a do G8. É claro que ninguém espera rancores da parte dos adversários. Aliás, a recente Cimeira Europeia, nada teve a ver com a luta pelos Jogos Olímpicos. Entre outras coisas...

Uma palavra para a importância que o Comité dá ao factor ambiental das candidaturas. Isso sim, é civilidade.

2 Comments:

At 4:00 da tarde, Blogger HB said...

Laulau: e hoje disseram-me que a candidatura chantageou completamente o COI, com o argumento que as duas organizações anteriores foram contra a necessidade do país, em prol do pedido da organização.

 
At 3:59 da tarde, Blogger izzolda said...

Para aluno de letras, expões bem as contas ;)

A primeira visita fica-se por aqui...fica bem :D

 

Enviar um comentário

<< Home