quarta-feira, junho 08, 2005

Soltas da Bola


Parece que tudo corre bem no país: o da bola. Regozija-se Portugal com o Benfica campeão, histórico e clube de todos nós, restantes 6 milhões e tal, especialmente os chefes de família.
Figo, o Condestável, regressa a bom tempo, quando a selecção começava a complicar e comprometer a qualificação. O país delira com motivo e Figo joga em sintonia. O Príncipe, Rui Costa, demonstra que se o povo quiser pode regressar, apesar do episódio triste e vergonhoso de Martunis no estádio (do qual não tem culpa).

Portugal é amnésico. Esquece a geração que nos devolveu a selecção (com especial enfoque para Baía, mas também Couto) e acha que a equipa conseguiu mais com Deco que com o Príncipe. Em ambos os casos perdemos com a Grécia, aquela que anda à rasca para ser apurada.
Agora que Nuno Ribeiro, Costinha e Deco se arrastam humilhanantemente pelo campo, parece que já não são pessoas dignas. Mas são! Estão é a prazo nos lugares de Moutinho, Fernandes e Tiago, ou Viana. E apesar desta constatação, não está em causa a primazia dos primeiros no Mundial da Alemanha (excepção a Maniche, como veremos).

Efectivamente é sempre embaraçoso um jogador saber que está a prazo com aquela camisola. Isso eu sempre disse de Simão, o natural preterido, aquando do regresso do Condestável. O mesmo se aplica a Alex (jamais será sequer convocado para o Mundial, tapado por Miguel e Ferreira), Meira (eterno suplente de Carvalho), Caneira (também não deve chegar a terras germânicas).
E nem é na defesa que reside o problema. Efectivamente sobre Pauleta a opinião pública tem uma ideia unânime. Hugo Almeida será naturalmente o titular, basta esperar por desaires próximos e mudança de treinador.

E ainda falta Derlei. Um ou dois jogos a titular no Moscovo, a devida projecção dos caciques da comunicação social, três artigos de opinião (contando com Sousa Tavares e Rui Santos) e aí está a convocatória, a tempo coincidente com o Mundial. Será titular e o preterido directo vai ser Maniche, com o recuo sustentado (os mesmos opinion makers) de Deco, mas que corresponderá à sua posição natural de trinco, a exemplo do que fez no Euro 2004 e faz no Barça.

Mas com o n.º 7, com Ronaldo mais consistente, agora sim titular, ainda à procura de regularidade, mas incontestável, Carvalho e outros (Gomes, Petit, Quaresma, Postiga e outros anteriormente referidos) tudo é possível.

Quanto a nós, lá estaremos, na Alemanha. A torcer como sempre, pela nossa selecção, pelo nosso capitão, pelos nossos (os de cada um) heróis.


PS - Nota benfiquista: As melhores escolhas para o Benfica seriam Guy Roux ou Paul Le Guen. No entanto fica uma nota positiva para Ronald Koeman. Além de ser um jovem treinador, tem espírito de campeão (mais como jogador) e representa um Up Grade em relação a Trapp. Má decisão a de dispensar Álvaro, que bem pode ser colmatada. Eu trazia Paulo Sousa, mas os senhores é que sabem.
O final abrupto da conferência de imprensa revela que Vieira, provavelmente, enfiou a carapuça. Haverá copo a mais e guita a menos? É um problema nacional, meu amigo, não se chateie.