terça-feira, janeiro 11, 2005

Paris Hilton

A realidade é sempre pior que a fantasia.



1. Paris Hilton é uma miúda de vinte e poucos anos, filha do dono da cadeia Hilton, que a baptizou numa estranha homenagem material, bizarra e certamente marcante. Felizmente que não é filha de Bill Gates senão corria o risco de se chamar New York Windows, ou London Office.
Arranjou um namorado que, durante alguns dias, gravou (com consentimento dela, embora sem concordância em relação à divulgação) cenas de sexo entre os dois, ocorridas num quarto de hotel. Presume-se qual. É um registo que editado tem cerca de uma hora.
Escusado será dizer que Paris tem tanto de bonita como de palerma. Contou-me quem viu (obrigado LP) que se trata de uma gravação na qual ela sai muito mal tratada (o tipo só pensava nele, segundo o LP) como se de um vulgar filme porno se tratasse. Com uma diferença: é real.

2. Tenho assistido atentamente aos desenvolvimentos da campanha eleitoral. E, lamento dizer, a minha fantasia em relação ao partido que vou votar é bem melhor que a realidade. Efectivamente três situações seguidas mancham o arranque do PS: a elaboração das listas, a imagem gráfica e o start up das Novas Fronteiras.
Sobre as listas não adianta chover no molhado. Se por um lado urge a revisão do sistema eleitoral, por outro os dois principais partidos continuam a não entender que quanto mais insistirem neste caminho, mais afastam os eleitores para a abstenção, mais que para os partidos periféricos.
O absurdo apelo de Sampaio (alterar o sistema de modo a facilitar as maiorias absolutas) confirma a corrente situacionista, cinzenta e oligárquica que relega para 2º plano o verdadeiro desafio das democracias: aumentar o número de eleitores votantes.
E se no PSD a vergonha queima qualquer possibilidade de comentário (Pôncio, Bragança, Menezes, JSD, Pereira de Almeida, etc.), no PS a coisa é também relevante: se, com 85% dos votos internos e sendo o Secretário Geral mais bem colocado para uma maioria absoluta, José Sócrates não conseguiu inverter a tendência cacicada do partido, quem (e quando se) conseguirá?
O meu positivo amigo (MB) acha que foram escolhidas estas pessoas para abrir caminho a uma equipa de governo sólida, qualificada e o mais independente possível. E acrescentou outra ideia sábia sobre a comunicação do PS: efectivamente a única coisa que se safa nos outdoors é a carinha laroca de Sócrates. A cor tem uma denominação demasiado escabrosa para nomear e a junção de Agora com Vamos Voltar, na frase Agora Vamos Voltar a Acreditar é no mínimo amadora.
E sobre as Novas Fronteiras a eficaz observação de Messieur Le General, diz tudo: os mesmos de sempre e chama-se Novas Fronteiras? Bem visto!

3. O passado fim-de-semana fez-me reflectir sobre as questões da abordagem positiva (sendo eu um pouco marreta, não deixo de admirar uma certa postura, como a do referido MB). Por um lado isso cheira-me sempre a alto astral, ao astral dos portugueses e para essa merda já dei. Mas por outro reconheço que é necessário um certo olhar para o lado bom das coisas: qual o único partido, o único proponente eleitoral que está efectivamente a discutir, ouvir e projectar as dificuldades e soluções para os portugueses? Com o Bloco de volta ao estilo Rosas, o PCP a reboque, o PPD a afudar-se diariamente (reconhecido, aliás, no Cartaz TSUNAMI) e o CDS vazio e 100% dependente de submarinos e chaimites, quem, senão o PS, tem procurado colocar na agenda as políticas em vez das politiquices?
É pois altura de, não abdicando de um olhar crítico, dar o benefício da dúvida a José Sócrates e acreditar que as suas intenções são genuínas.

4. O mesmo não consigo em relação à dupla de V V do Benfica. Vieira e Veiga são piores que Vale e Santana juntos. Eu sempre o disse. E agora que o estado de graça se desmorona de dia para dia, sempre quero ver quem vai negar que usando o mesmo discurso, esteve do lado deles. Eu não me esqueço quem são, nem quem eram no tempo de Vale. Estaremos cá para conferir, não é Pedro Adão, Manuel Sá, Nuno Bernardo, Mário Garcia, Mark Kirkby, Luís Nazaré, Fernando Seara, etc., etc.?
No Benfica também a fantasia é melhor que a realidade.

3 Comments:

At 9:46 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Eih!!!!!!! Atenção que nunca defendi o Vale, balha-me deus... E quanto à dupla V V, continuo a acreditar que com o tempo a coisa fica em melhor estado do que o que estava. Longe do ideal, se calhar, mas melhor. E Também acho que por hora, não nos deviamos esquecer da Tacita de Portugal que já cá mora... A do ano passado!!! Lembras-te? Só por isso a aposta está ganha. Agora há que continuar a trabalhar. Forever. Ou até novas eleições, melhor dizendo. Abraço.

 
At 9:49 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Esqueci de assinar o post,... é meu. NGB

 
At 12:51 da tarde, Blogger HB said...

Não quis sugerir que são os mesmos: quis dizer que não me esqueci deles e não me esquecerei de vocês.

 

Enviar um comentário

<< Home