terça-feira, junho 16, 2009

TVolução

Alexandrino para Lili Caneças:

"A bíblia só serve para limpar o cú..."

Emissão de hoje, em directo, do programa "Você na TV", emitido pela TVI, formada com inspiração cristã.

segunda-feira, junho 08, 2009

Estamos Prontos

O que seria se, nas listas do PS, estivesse, em segundo lugar, uma rapariga sem qualquer experiência política, nunca aparecida, de quem não se conhece as suas ideias, o seu trajecto profissional, a sua capacidade de trabalho?

O que seria se o PS apresentasse uma cara para cartaz, em vez de uma pessoa para representar o país, remunerada justamente para tal, no mais importante parlamento de todos nós?

Foi isso que fez o Bloco. Desconheço profundamente os motivos pessoais de Miguel Portas para tal escolha: Marisa Matias tinha de ser profissionalmente questionada. Não, não era a Ana Drago, não era o Fernando Rosas, a Helena Pinto, a Alda Macedo, a Mariana Aiveca, o João Semedo… Alguém! Alguém daqueles que vimos diariamente tratar ministros e outros deputados como se fossem cães ao serviço dos interesses dos grupelhos em que se divide o Bloco. Já nem falo em Joana Amaral Dias, riscada da história e apagada dos vídeos de propaganda.
O Bloco usou a táctica que Berlusconi queria ter usado: miúdas giras é que o povo quer. Consistência, trajecto e capacidade política? Secundário. Vamos lá ver se Portas não se zanga com esta…

O que fizemos, nós eleitores? Prendámos o Bloco com esta verdadeira cuspidela na seriedade política. Votámos no populismo em estado puro. Aliás, como veremos nos próximos meses: a partir de agora não chega aparecerem nas manifestações, urrarem slogans e cristianizarem os acólitos. A partir de agora têm a responsabilidade de dizer como se faz. De mostrarem as vossas políticas alternativas. Não que a TVI e mesmo os eleitores mais distraídos queiram. Não, eles dão-se bem com as parangonas que regurgitam diariamente. Mas isto agora é a sério. Chega de mentiras e de gajas giras nos cartazes. Queremos saber verdadeiramente o que querem fazer no país. E vamos saber!

As vantagens de votar

Os portugueses, lamentavelmente muito poucos, votaram e decidiram. O PSD ganhou as eleições, o Bloco foi a terceira força política e elegeu três deputados, por isso cantou vitória, o CDS registou um bom resultado e a CDU, apesar de cantar vitória, teve um mau resultado.
O PS foi claramente derrotado nestas eleições. Não vale a pena tentar spinar esta realidade. Parabéns aos vencedores, honra aos vencidos. Há uns tempos atrás, os portugueses descartaram Mário Soares e escolheram Cavaco, colocando o descontente Alegre em segundo lugar. Hoje, optaram por duas ideias bem claras: creditar o PSD como challenger possível para formar governo e dotar a esquerda com a força suficiente para legitimar o seu contínuo protesto em relação às políticas de José Sócrates.
Esta é a vantagem de votar. O povo enviou vários recados quanto à organização do espectro político. Discordo totalmente desta tendência. Mas o povo lá saberá o que quer fazer. Que condições de governabilidade vai criar no país. Uma coisa não é permitida: queixas a posteriori. O que decidirmos colectivamente será o que iremos ter…

Lamento profundamente que o dia de hoje fique marcado pela clara derrota da esquerda democrática em toda a Europa. Saiu fortalecida a direita e a esquerda anti Europa. Podemos dizer: os Europeus não votaram como os americanos, que escolheram um novo rumo para o seu país, com a eleição de Obama. Nós… Preferimos: Durão, Berlusconi, Sarkozy, Merkel, Rangel e seus pares. Está decidido. Mais uma vez: depois não vale haver queixas.