sexta-feira, julho 27, 2007

Duas confirmações

Com a saída de Simão o Benfica está teoricamente mais fraco que a época passada. Perdeu os seus dois melhores jogadores de 2006-07: ele e Miccolli.

O mercado sul-americano é o que está na moda para os lados da gestão de Vieira. Hoje, para ser jogador do Benfica tem que se ser brasileiro, argentino, paraguaio…

Enfim.

segunda-feira, julho 23, 2007

Ironias do destino

Algures num zapping, paro na SIC e vejo uma reportagem sobre uma alegada mega operação para gravar uma cena da novela Ganância.
A anunciada “gigante operação de produção” incluía a captação de imagens de um helicóptero. Aparentemente terá durado 2 dias, só a produção, sem contar com a pré-produção. Dois realizadores e pelo menos 8 figurantes e igual número de actores.

Fiquei a pensar que, ao mesmo tempo, do outro lado do mundo, alguém tinha passado 4 dias a produzir um almoço. Um simples almoço. E sorri.

sexta-feira, julho 13, 2007

Tip

Uma dica para o fim-de-semana.
Constou-me que José Sócrates ligou a Marques Mendes, solidário com as situações públicas em que o líder da oposição anda envolvido.
A rapaziada de Mendes nem acredita no fair play de Sócrates. Não anunciou, não tornou público. Um simples telefonema. Vai uma aposta que Mendes nunca mais vai fazer a figura que fez no caso da licenciatura?

Assim a política vale a pena.

quinta-feira, julho 12, 2007

Pela boca morre o peixe

Marques Mendes sentiu necessidade de fazer uma conferência de imprensa para explicar os casos Fix e Universidade Atlântica.

É um verdadeiro disparate. Acontece que o líder do PSD é useiro de aproveitar este tipo de notícias da treta contra os seus adversários. E será que não percebe que ninguém acredita na falta de rigor das matérias em questão?

Um simples comunicado bastaria para negar as insinuações que sobre ele têm sido feitas. Mas não, solícito, Mendes, quis afirmar a sua inocência.

Ele percebe, melhor que ninguém, o que as calúnias e este tipo de tratamento podem causar em determinado agente político. Ele lá sabe.

terça-feira, julho 10, 2007

VC Filmes

Foi ontem apresentada num hotel de Lisboa a VC Filmes. Trata-se de uma empresa do Grupo Valentim de Carvalho, vocacionada, de acordo com a explicação, para a produção de filmes de ficção e documentários.
Insere-se numa perspectiva claramente comercial, numa lógica de produtos apetecíveis e rentáveis.

Eu acho que esta visão é justamente a que faltava ao cinema português. Ou seja, para mim a actual situação é inconcebível: o Estado financiar cinema comercial. É escandaloso e significa que existe um lobby muito feio nesta área. O único cinema que admito poder ser financiado é o de autor e tudo o resto é negócio puro e deve auto sustentar-se.

Não faço ideia se a VC Filmes vai vingar. Acredito (e sinceramente espero) que sim. Manuel S. Fonseca é o CEO adequado e o Director de Conteúdos, Carlos Coelho da Silva é, queiramos ou não, o realizador português mais bem sucedido (O Crime do Padre Amaro é o filme mais visto de sempre, não recebeu um tostão do ICAM e deu lucro) é a mais valia do projecto.

O primeiro projecto, Amália, é uma boa ideia. Não consegui deixar de pensar que António Variações daria um filme muito mais interessante, mas certamente menos apetecível, para quem compra e quem vende. É portanto com esse equilíbrio que a VC Filmes se vai posicionar, adequando a sua produção à necessidade de agradar e cativar públicos.
Ao mesmo tempo, se o resultado for um bom filme, faz-se justiça a Amália, depois do vergonhoso apropriamento de imagem que La Feria fez da fadista.

Um começo auspicioso, se tivermos em consideração os actores que estiveram presentes. Nós, mais que ninguém, precisávamos mesmo era de histórias credíveis, de peles verdadeiras para vestir. Como de pão para a boca.

Boa Sorte!

sexta-feira, julho 06, 2007

A cor do dinheiro

Curiosa a reacção de Joe Berardo, Luís Tadeu e, espera-se, da massa benfiquista.

Como se o dinheiro chinês da contra OPA fosse pior que o de Joe Berardo.

É uma excelente oportunidade, esta injecção de capital estrangeiro e, na minha opinião, a última hipótese de salvação do Benfica. Com estes ou outros empresários. Mas a necessidade é de forte e grande investimento.

O dinheiro de Berardo é português? E o de Vieira? E é melhor o Benfica ser de Joaquim Oliveira, ou dos chineses? É melhor ser de alguém com papel e que queira ganhar dinheiro a sério. Só assim o Benfica pode voltar à sua dimensão.

É preciso avaliar a real capacidade e o projecto destes senhores. Vamos a isso.