sexta-feira, outubro 29, 2004

Terceira Opção

José Eduardo Moniz disse basicamente que não saía e que não ficava.

Optou por uma terceira solução: continuar a gozar com a nossa cara, fingindo-se isento e independente.

quinta-feira, outubro 28, 2004

Mal vai, mal está

Um país que discute mais a liberdade de expressão do que a pratica.

E os outros 50%?

É uma ideia gira, a do Prof. Marcelo, de contar só metade da conversa que teve: garante que pode revelar o resto às pinguinhas e com a devida conveniência.

O Zé Moniz ainda não se demitiu?

terça-feira, outubro 19, 2004

Esqueci-me do essencial

Destabilizado pelo ruído gerado à volta do último Benfica-FC Porto, tratei do acessório e esqueci-me do essencial (por isso as minhas desculpas): felicitar o FC Porto pela vitória e desejar que chegue rapidamente o jogo nas Antas, para que possamos rectificar o resultado e vencer.

sexta-feira, outubro 15, 2004

O Benfica foi prejudicado!

Olhando para o banco do Nacional da Madeira frente ao V. Guimarães (Serginho e Goulart, entre outros), percebe-se que tem melhores soluções que o Benfica, no jogo de ontem.
O Benfica foi prejudicado!

O esquema de Fernandez (à Mourinho, reconheça-se), com 4 médios na zona central (Diego, Alberto, Maniche e Costinha) fuzilou, na primeira parte, as ideias de Trapattoni. A inclusão de Karadas avolumou a discrepância e dificultou ainda mais a missão de Petit e Manuel Fernandes.
O Benfica foi prejudicado!

Na segunda parte o Benfas entrou em grande. Os extremos abriram (entenda-se Simão e Miguel), obrigando a um recuo posicional do FC Porto. Com a expulsão (indiscutível) de Nuno Gomes e Pepe, o Benfica fragilizou-se ainda mais. A despesa do jogo era nossa e portanto mais difícil de executar com 10 jogadores da que quem joga em contenção.
O Benfica foi prejudicado!

Nuno Gomes é um dos meus craques preferidos. A forma como se apresentou depois do Euro 2004, lesionado e desmotivado, leva à sua contestação generalizada. A sua atitude aquando da expulsão e a falta de produtividade registada, preocupam justificadamente a massa associativa.
O Benfica foi prejudicado!

Contaram-me que a lesão de Nuno Gomes é grave e irrecuperável e existe desde que veio da Fiorentina. Gostaria de ver esta questão esclarecida de forma inequívoca, uma vez que acredito na boa fé do nosso craque. Até lá...
O Benfica foi prejudicado!

Giovanni justificava a titularidade. Mais: eu nunca o achei um extremo, daí que entenda a sua colocação inicial, a 2º ponta de lança. Sabendo que há quem defenda o contrário, a verdade é que o jogador esteve completamente ausente do jogo, numa ou outra posição. Jogámos com 10 e depois com 9 jogadores e por isso...
O Benfica foi prejudicado!

Os jogadores e os dirigentes (salve-se parcialmente a equipa técnica) utilizaram a técnica do costume: chorar perante os eventuais erros do auxiliar do árbitro, sabendo que só a si se deve a incompetência, aliás verificada com a Lazio na época passada, Liga 2003/2004, Anderlecht, Braga já este ano, para não falar no despedimento compulsivo de Mourinho, no primeiro ano de regência desta rapaziada, as contratações de Peixe, Cabral, Alex, Aguiar, Drulovic, Cristiano e muitos, muitos outros.
O Benfica foi prejudicado!

Luís Filipe Vieira representa aquilo que nenhum presidente do grande SL Benfica alguma vez personificou. É, essencialmente para os que o apoiam, uma espécie de Pinto da Costa, o que representa, para os que nunca o apoiaram/apoiarão um Vale e Azevedo.
A sua postura pública, desportiva e como gestor, envergonha um clube como o nosso. Hoje, o Benfica, é vulgarmente confundido com o FC Porto (exceptuando os resultados alcançados).
O Benfica foi prejudicado!

O FC Porto, mais concretamente a sua direcção, deu um verdadeiro baile de bola antes, durante e depois do jogo.
Humilharam todos os benfiquistas em todos os aspectos, exceptuando o jogo em si, no qual o empate seria o resultado mais adequado, por via da postura medrosa de Fernandez na segunda parte.
O Benfica foi prejudicado!

As claques, tenho explicado, são uma nojenta arma de destruição massiva que as direcções estabelecidas dos clubes utilizam contra tudo e contra todos. Pinto da Costa utilizou os Super Dragões contra Rui Rio, José Mourinho e agora contra o jogo Benfica-Porto. A Direcção, Presidência e Presidência da SAD caíram na esparrela e foram gozadas em toda a linha. Os sócios e simpatizantes do Benfica foram imaculadamente humilhados por causa da atitude de LF Vieira antes e depois do jogo. Os termos, o timming e os motivos porque fala fazem do Benfica uma vergonha nos dias que correm.
O Benfica foi prejudicado!

A maior de todas as vergonhas é a da massa pensante do Benfica ou seja, as pessoas informadas e esclarecidas (denuncio o PAS, o Manel e etc.) que acreditam que, em vez de nos culparmos a nós próprios, devemos culpabilizar a Carolina Salgado, o auxiliar e os bilhetes não requisitados.
O Benfica foi prejudicado!

Para chocar ainda mais a Opinião Pública, especialmente benfiquista: um tal de Sr. Olegário Benquerença fez um trabalho excelente!
Na primeira parte a sua exibição, é unânime, foi perfeita. Raras vezes vi decisões tão quantitativamente acertadas. Muitas vezes se erra nas pequenas decisões para aqui e para ali. É normal em futebol, ou para quem é fanático há vinte anos! Quando esse aspecto não corre bem, exaltam-se os ânimos, muitas vezes afirmando (a saloiada) que o juiz foi inteligente - Marcou muitas faltas a meio campo. Não foi o caso. Esteve tudo justo e perfeito. E diga-se em abono da incómoda verdade, os jogadores colaboraram. Participaram na justiça do jogo sempre e até ao final, com excepção do lance de Nuno e Pepe.
Depois aconteceram os dois casos difíceis do jogo. Karadas foi agarrado na área (lance facilmente perceptível na televisão) e imediatamente McCarthy não faz falta sobre Ricardo Rocha, ficando isolado diante de Moreira. Em ambos os casos a equipa de arbitragem falhou. Mas para os Vieiras deste país...
O Benfica foi prejudicado!

Finalmente o lance do meio golo. O auxiliar não pode, em minha opinião, ser responsabilizado uma vez que a sua colocação é em linha com o penúltimo defesa, que está colocado fora da área. A sua colocação está, portanto, correcta e impossibilita uma visão perfeita da entrada ou não da bola, assim como 90% dos espectadores no estádio e uma percentagem considerável dos que já viram na TV (eu acho dentro, mas ainda hoje vi discussões no Lucimar, entre sportinguistas e benfiquistas, se estava ou não).
Não obstante...
O Benfica foi prejudicado!








P.S. - Desculpem-me o desabafo pessoal. O Benfica não vai ganhar cheta e a culpa é exclusivamente nossa - uma massa associativa que confunde a vontade de ganhar com a frustração de perder. CONFUNDE A VONTADE DE GANHAR COM A FRUSTAÇÃO DE PERDER.

Discussões em Família

1º - Viva o Governo! Viva Santana Lopes! Sempre achei e escrevi por aqui que era contra as Conversas em Família do Prof. Marcelo, na TVI. Há meses que alerto para o problema do contraditório e de ele ser juiz em causa própria, ou seja um jogador activo no jogo que comenta.

2º - A reboque do Big Brother, o programa de Marcelo foi a principal arma de propaganda contra António Guterres e o mais mediático panfleto a favor de Durão, sustentando neste último caso a estúpida obsessão do défice, a foto dos Açores, etc., etc.

3º - Fez tudo o que estava ao seu alcance para limpar e relançar Cavaco e penso que terá conseguido.

4º - Apesar de não concordar com a génese das suas posições sobre Guterres, Durão e Cavaco e agora concordar em relação a Santana, estou feliz por ter acabado o indignante serviço que Marcelo prestou à anti democracia, ao caciquismo e ao tempo de antena perverso e simulado.

5º - Daí que felicite o governo. Pela primeira vez Santana conseguiu concretizar um projecto político: silenciar o arqui-inimigo Marcelo, usando para tal os préstimos do comensal animador de congressos, embora perdidos, Rui Gomes da Silva. No debate da Assembleia da República em nenhum momento Santana negou que tenha interferido o que demonstra bom senso, uma vez que tudo será esclarecido mais tarde ou mais cedo.

6º - Pode-se discordar desta acção bafienta e salazarista, mas as Conversas em Família do Prof. Marcelo na TVI eram ou não um exercício bafiento e salazarista, ainda por cima disfarçado de cântico primaveril?

7º - José Eduardo Moniz mostrou porque é que é o rei da ficção portuguesa. A sua declaração acerca do caso, a afirmação solene da independência da redacção e acima de tudo dos jornalistas (aqueles todos com apelidos de famílias aqui e ali prejudicadas pelo 25 de Abril) e especialmente a forma séria e afirmativa com que leu do famoso teleponto a mensagem merecem, agora sim, uma ampla reflexão.

8º - Antes disso a constatação. Por agora os Jornais Nacionais estão malhar a eito no PSD (excepção feita ao tratamento editorial dado às eleições regionais). Daqui por uns mesitos seguramente a informação da TVI voltará à normalidade e, coincidência ou não, a tempo da conveniente abordagem livre e independente das autárquicas, presidenciais e legislativas. Tudo mudou para ficar na mesma.