terça-feira, março 23, 2004

Inacreditável

1 - Sua Perfeita Muy Nobre Excelência o Senhor Ministro do Trabalho, Proeminência Católica dos mais altos valores da sociedade foi, no programa "Discurso Directo" da SIC Notícias, confrontado com o seu fervoroso fanatismo pelo Benfica.
Questionado sobre se chegava a ofender os árbitros, reconheceu simpática e decididamente que sim.
Ao mesmo tempo é bom. Tira-me o peso na consciência de o ofender mental e verbalmente sempre que abre o trombone. A mim e a uns milhões de Portugueses!

2 - Após o jogo com o Beira-Mar, do passado Domingo (vitória do Benfica por 0-1), a equipa do SL Benfica regressou naturalmente a Lisboa.
Foram agendados treinos de recuperação para o dia a seguir, com os titulares a treinarem no Estádio da Luz, logo pela manhã.
O Benfica passa pelo momento mais complicado da época, por dois motivos: a sobrecarga de jogos (Taça, Superliga e UEFA) com competição bissemanal regular e em fase de todas as decisões que levará, ou não, a equipa a alcançar um ou vários objectivos secundários, em relação aos traçados pela actual gestão. Tudo OK? Não!
Simão Sabrosa e Miguel foram desanuviar... Foram vistos por um amigo meu, no Domingo à noite, na Discoteca W em Lisboa, pelo menos até às quatro da manhã. Isto é inacreditável! Jamais num período destes e com treino marcado para o dia a seguir um atleta de alta competição pode andar na noite. Aguarda-se o resultado em Milão e mais que isso a exibição de Simão e Miguel.
Não se aguarda qualquer atitude da equipa técnica nem da direcção.

segunda-feira, março 22, 2004

Breves

Estou de volta embora nada o justifique porque está tudo na mesma...

Portugal em acção!
José Luís Arnaut, Santana Lopes e Valentim Loureiro participam num debate sobre Gestão do Futebol. Para mais informações é favor consultar os vastos anúncios na Comunicação Social. Agora sim! Já era tempo dos governantes se preocuparem com as causas nobres e importantes do povo que os elegeu.

A pistola e o míssil
Paulo Portas voltou a responder a Mário Soares, provavelmente porque percebeu o "cresce e aparece" do Ex. Presidente da República. Quer crescer...
Falou de se sentar à mesa com uma pistola apontada à cabeça. Claro. Mais vale um míssil contra um bandido e transformar o estado democrático em estado assassino, que perceber as voltas e contra voltas da diplomacia internacional e tudo o que de difícil ela exige. Vale mais uma vítima espanhola do 11-M ou uma vítima iraquiana? Valem o mesmo.

30 Anos
O 25 de Abril comemora 30 anos! O canal do estado repôs um documentário, que foi produzido há uns anos pela D&D (no genérico final não mostraram a data do mesmo), sobre a Revolução e a RTP.
Falaram muitas pessoas, entre as quais, Emídio Rangel, José Eduardo Moniz, António Borga, Soares Louro, Nicolau Breyner, Júlio Isidro, dois críticos e etc. ...
Na véspera eu vira um fantástico documentário sobre o Inquérito Hutton, feito pela BBC (implicada no caso), que projectava uma isenção e procura da verdade factual que admirei.
O documentário português (patrocinado pelo ICAM) mostrou as tricas, laricas e historietas e acima de tudo a versão dos chupistas. Foi um pano sobre os assuntos, uma condecoração aos protagonistas, a lavagem de mãos dos responsáveis, ano após ano, pelo extraordinário passivo acumulado, não obstante o que, outra vez ano após ano, vamos pagando...

O amigo Luís
Durão Barroso queixou-se, na entrevista à RTP (notem o painel de entrevistadores: José Manuel Fernandes, Judite de Sousa, Sarsfield Cabral e a cedência de incluir Mário Bettencourt Resendes, para fingir imparcialidade), que o seu governo não explica bem as suas decisões ao povo. Que tem um problema de marketing. Confesso que dito daquela maneira, séria e humilde, me desmanchei a rir. Teve mesmo graça e demonstra que o primeiro dos ministros também tem sentido de humor.
Eu tenho ouvido, várias vezes, o Luís Delgado dizer na SIC Notícias que "se eu fosse o responsável de comunicação do governo" diria isto e aqueloutro, fazia assim e fazia assado. Ora, eu fico muito confuso com isto tudo. Então ele, enquanto Administrador da Lusa, não é precisamente o responsável por aquilo que o governo quer comunicar? Ah! Desculpem. Já percebi porque é que relacionei a entrevista com a auto proposta. Luís quer ser o criador de conteúdos, não o responsável de meios e Durão finge que precisa de rever essa área, portanto Luís assentaria que nem uma luva, se não fosse Santanista de gema.
Que outros nomes de jornalistas serviriam para melhorar a comunicação do governo? E já agora povo estúpido deste país: o que eles fazem é bom, vocês é que são burros e não percebem e depois opõem-se, martelados pela comunicação social, que também é toda da oposição. É o Marcelo ao Domingo, o Pacheco ao Sábado, o amigo Luís todos os dias e mais alguns que só de lhes ver a tromba mudo de canal. Na comemoração dos 30 anos, parece que voltámos para trás.

Vieira
No aeroporto disse que Camacho seria o treinador campeão... Desculpe? Quando? Como? Aos noventa anos e já sem Vieira?
Existiam dois objectivos no início da época: ser campeão e integrar a Liga dos Campeões. Falharam!
Existem três novos objectivos, embora secundários: ganhar a Taça de Portugal, ganhar a Taça UEFA e qualificarmo-nos para a Liga dos Campeões.
Será que o Benfica consegue um, um que seja? Em caso afirmativo bato palmas, de contrário confirmar-se-ão as minhas previsões. Nem Camacho, nem Vieira, nem Veiga, nem Simões. Espero estar enganado.

(É que Vieira nem precisava de ter colocado a fasquia no título, para o ano. É evidente que essa é uma meta impensável para o Benfica. Então porque o disse? Porque não cai à terra e cala os descontentes como eu?).